ENSINO FUNDAMENTAL I (2º AO 5º ANO)

O ensino fundamental objetiva a formação básica do aluno, proporcionando-lhe os requisitos necessários a sua participação na vida social, política, econômica e cultural, fundamentados na aquisição de conhecimentos indispensáveis, como:
• Domínio da língua nacional e das operações matemáticas;
• Capacidade de identificar, analisar e compreender os espaços geográfico e histórico bem como atuar como agente transformador da história;
• Capacidade de compreender, utilizar e produzir o conhecimento científico;
• Capacidade de relacionar-se socialmente dentro dos princípios éticos;
• Conhecimento, compreensão e participação do mundo do trabalho;
• Descoberta e valorização dos talentos individuais.

ENSINO FUNDAMENTAL II (6º AO 9º ANO)

As características inovadoras do Darwin para este segmento baseiam-se na:
• Promoção de atividades extras, tais como: excursões, acampamentos, eventos esportivos e artísticos através das quais se busca a formação integral dos alunos.
• Utilização de um número maior de professores, em alguns casos, até dois para uma mesma disciplina.
• Criação do hábito de estudo em casa, através das tarefas diárias.
• Uso de caderno apropriado para os deveres de casa. Estes cadernos são verificados todos os dias por funcionários do setor de tarefas, o que facilita o acompanhamento por parte de pais, direção, coordenação e professores. Quando as tarefas não são devidamente realizadas a coordenação envia, por escrito aos responsáveis, as ocorrências que deverão ser assinadas pelos mesmos.
• As tarefas são corrigidas pelo professor, juntamente com os alunos, quando necessário.
• Testes semanais cujo objetivo é evitar o acúmulo de matéria, além de permitir que o aluno exercite sua capacidade de argumentação, através de respostas discursivas.
• Criação de um programa de leitura anual. Durante este período, o aluno deverá ler, no mínimo, 8 livros. Eles são previamente escolhidos pelos professores e coordenação, variando desde clássicos da literatura universal até para-didáticos que complementem o conteúdo estudado.

ENSINO MÉDIO (1º A 3º SÉRIE)

O Ensino Médio é o segmento em que se enfatiza, além dos objetivos principais do Darwin, a preparação para os exames vestibulares e ENEM. Para isso, promove-se:
• Conteúdos e avaliações adaptados as matrizes de referência do novo Enem
• Abordagem dos conteúdos exigidos nas principais universidades
• Resolução dos principais vestibulares
• Testes semanais com questões discursivas
• Acompanhamento das tarefas pelo professor da matéria
• Aulas de produção de texto